domingo, 13 de janeiro de 2013

Sabará e o Ciclo do Ouro

Falando de Sabará , lembrei-me de um fato histórico importante para a economia brasileira , o ciclo do ouro. Que tal um poema para começar:

“Nos sertões americanos anda um povo desgrenhado
gritam pássaros em fuga sobre fugitivos riachos (...)
Súbito, brilha um chão de ouro
corre-se - é luz sobre um charco.”

Cecília Meirelles - Romanceiro da Inconfidência



             Chama-se ciclo do ouro, ou ciclo da mineração o período da história do Brasil em que a extração e exportação do ouro dominavam a dinâmica econômica da colônia. Esse período foi compreendido entre o final do século XVII  e o  final do século XVIII.

            A cidade de Sabará nasceu da busca pelo ouro. No ano de 1674 teve início o povoado de Barra do Sabará, com a chegada do bandeirante Fernão Dias Paes e seu genro Manoel de Borba Gato (considerado o fundador do município). O arraial desenvolveu-se rapidamente e, em 1711, era elevado à categoria de Vila Real de Nossa Senhora da Conceição do Sabará. Três anos após, em 1714, foi a Vila transformada em sede da extensa Comarca do Rio das Velhas, uma das quatro primeiras a serem criadas na Capitania das Gerais.

          Sabará foi um dos núcleos de mineração da Província que mais ouro encaminhou à Coroa Portuguesa. Seus rios e lavras eram riquíssimos do precioso mineral.Tão intensa tornou-se a mineração nessas paragens, que o Governo Português aqui fez instalar a Casa da Intendência, para cobrança do "quinto".

         A atividade mineradora ocasionou muitas transformações para a Colônia (Brasil) e trouxe consequências internas e externas no plano político, social e econômico. Podemos alinhar como algumas consequências da mineração:
         
  • ·         o surgimento das inúmeras povoações (núcleos urbanos) no interior;

  •    crescimento populacional, decorrente de uma forte migração portuguesa e de outras partes do mundo;

  • ·          deslocamento do eixo social do Brasil colônia do litoral para o interior, o que  levou a  mudança da capital de Salvador para o Rio de Janeiro, cidade de mais fácil acesso às regiões mineradoras;

  • ·         a sociedade torna-se mais complexa, surgindo atividades de trabalho livre como artesão, comerciantes, militares e funcionários;

  • ·         progresso cultural com o aparecimento do estilo barroco nas igrejas de Minas Gerais e os trabalhos esculpidos por "Aleijadinho;

  • ·         surgimento de reações contra a política fiscal (Revolta de Vila Rica e Inconfidência Mineira).


            No plano externo, a principal consequência da produção mineradora do Brasil foi a forte concentração de capital na Inglaterra, em decorrência de tratados comerciais entre esse país e Portugal, o que possibilitou a Revolução Industrial.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário